quinta-feira, 15 de julho de 2010

Aromaterapia


Olá, hoje vamos falar um pouquinho a respeito de aromaterapia.

Descendente da fitoterapia, a aromaterapia ou medicina aromática, existe há muito tempo. É tida como medicina natural e não traumatizante, destituída de toda toxidade. Sua utilzação se dá através de difusor ou massagem. Em ambos os casos é utilizado o óleo essencial extraído das plantas - não a essencia!

Para adquirirmos um óleo essencial de boa qualidade, temos que nos atentar para o seguinte:

1. Atendem as normas internacionais de qualidade?
2. É proveniente de qual região?

Os óleos essenciais, na sua grande maioria, não devem ser usados puros sobre a pele, devem ser misturados à outro tipo de óleo (chamados carregadores)e a proporção misturada à esses "carregadores" é mínima.

O aroma utilizado, vai depender da área a ser "curada".

Alguns exemplos: Para ações relaxantes, calmantes, cicatrizantes: Lavanda,
Para ações descongestionantes, expectorantes: Eucalipto,
Já o Alecrim tem ação tônico e estimulante.E assim por diante.

Os aromas atuam diretamente no cérebro, que emite uma "ordem" ao organismo para a ação necessária, de acordo com o aroma. Assim, o aroma pode produzir uma sensação positiva ou negativa. A Aromaterapia não trabalha com incensos ou essencias, só óleos essenciais (e de boa qualidade). Nenhum óleo essencial deve ser ingerido. Crianças menores de 2 anos não devem ser massageadas com óleos essenciais - o tratamento deve ser apenas no difusor e a quantidade do óleo essencial em idosos e crianças acima de 2 anos é diferente da quantidade aplicada nos outros casos.

Espero que tenham gostado.
Um beijo carinhoso,
Lykka

Nenhum comentário:

Postar um comentário