terça-feira, 13 de julho de 2010

Educação

Hoje quero falar um pouco de educação, não no sentido "comportamental", mas no sentido educação-ensino. Penso que os professores estão cada dia menos criativos e mais desmotivados para interagirem com seus alunos e quem perde são os pequenos alunos, que por sua vez se estressam, pois na educação infantil é que estão mais interessados no "saber", eles se maravilham diante de pequenas coisas que aprendem.

Se formos procurar onde está o "x" da questão, discutiremos horas e não chegaremos a lugar nenhum. Há de se entender, que se cada um fizer a sua parte, todos ganhamos: Governantes, sistema escolar, professores, pais, alunos e sem duvida a comunidade.

Hoje visitei um blog, ver aqui que pode ajudar muitas das minhas amigas educadoras, é bom quando pesquisamos. Nossa criatividade flui, ficamos um pouco mais motivadas... sei o quanto é difícil essa profissão, todos reconhecem seus professores de faculdade, mas poucos reconhecem aqueles que lhes deram a base, o gosto pelo saber... Como recordo de minhas professoras do "ensino primário": Dona Iná, Dona Teruko, Dona Helena, Dona Miriam... naquele tempo era diferente, respeitávamos os professores. Concordo que tínhamos Excesso de disciplina, mas hoje... hoje são outros tempos.

Um fato é certo: os pais e familiares que são participativos da vida estudantil de suas crianças, não tem tantas queixas como aqueles que são ausentes. Aqueles que incentivam, orientam... ah esse tem muitas alegrias!

A educação na teoria é tão bela... mas na prática, acaba esbarrando por pequenas lacunas que vão se agigantando e tornam-se monstruosas, muitas vezes difíceis de serem transpassadas.

Aos meus queridos professores e professoras, onde quer que estejam, o meu MUITO OBRIGADA. E a todos os educadores, abracem sua profissão. Seus alunos de hoje, podem ser seu médico, seu governante, seu engenheiro amanhã. Ensine-os com amor e carinho, não pensando só em você, mas no futuro da nossa civilização. Repito: "Sei que não é fácil", mas a escolha foi sua, PROFESSOR!

Um beijo carinhoso à todos(as) e até a próxima postagem.
Lykka

Nenhum comentário:

Postar um comentário