terça-feira, 10 de agosto de 2010





Andei visitando a casinha de Rubem Alves, e trouxe um texto dele que gostei muito, estou postando logo abaixo, espero que gostem.



"Vocês, crianças que lêem as minhas estórias, freqüentemente ficam curiosas sobre a minha vida. Eu conto. Eu nasci, faz muito tempo, no dia 15 de setembro de 1933, numa cidade do sul de Minas, Boa Esperança (procurem no mapa). Façam as contas para saber quantos anos tenho agora. Meu pai foi muito rico, perdeu tudo, ficamos pobres, morei numa fazenda velha. Não tinha nem água, nem luz e nem privada dentro de casa. A água, a gente tinha de pegar na mina. A luz era de lamparina a querosene. A privada era uma casinha fora da casa. Casinha do lado de fora. Não precisava de brinquedos. Havia os cavalos, as vacas, as galinhas, os riachinhos, as pescarias. E eu gostava de ficar vendo o monjolo.


Depois mudei para cidades: Lambari, Tres Corações, Varginha. Me divertia fazendo meus brinquedos. Brinquedo que a gente compra pronto não tem graça. Enjoa logo. Quantos brinquedos há no seu armário, esquecidos? Fazer o brinquedo é parte da brincadeira. Foi fazendo brinquedos que aprendi a usar as ferramentas, martelo, serrote, alicate. Gostava de andar de carrinho de rolemã. Brincava de soltar papagaio, bolinhas de gude, pião. Fiz um sinuquinha. Se quiser ler a estória de como fiz o sinuquinha, clique aqui. Como a gente era pobre nunca tive velocípede ou bicicleta. Ainda hoje não sei andar de bicicleta. Depois nos mudamos para o Rio de Janeiro onde sofri muito. Os meninos cariocas caçoavam de mim por causa do meu sotaque de mineiro da roça. Gostava de ler Gibi e X-9. Nunca fui um bom aluno. Não me interessava pelas coisas que ensinavam nas escolas. Estudei piano porque queria ser pianista. Mas eu não tinha talento. Desisti. Pensei ser engenheiro, médico. Li a biografia de um homem extraordinário, chamado Albert Schweitzer. Ele era filho de um pastor protestante. Pastor é uma espécie de padre das igrejas protestantes. Schweitzer desde menino tocava orgão. Foi um especialista na música de Bach e dava concertos por toda a Europa. Clique logo abaixo para ouvir uma música de Bach.

Foi escritor e teólogo, especialista na vida de Cristo. Os moços, hoje, ficam aflitos para entrar para a universidade. Pois Schweitzer , aos trinta anos, deixou tudo o que ele estava fazendo, e entrou para a escola de medicina. Formou-se médico e foi trabalhar no interior da África, longe da civilização, onde a miséria e o sofrimento eram maiores. Claro que ele não fez isso para ficar rico, como não ficou. Não era dinheiro que lhe dava felicidade. O que lhe dava prazer era cuidar da vida, especialmente daqueles que sofrem. Ele achava que o sentimento mais nobre que se pode ter era o que ele chamava de "reverência pela vida". Tudo o que vive é sagrado e deve ser protegido. Não matava nem formiga. Ganhou o prêmio Nobel da Paz. Fiquei apaixonado por Schweitzer. Estudei órgão. Estudei teologia. E fui ser pastor protestante numa cidade do interior. Você já ouviu falar em van Gogh? Ele foi um pintor genial. Hoje suas telas são vendidas por milhões de dólares. Ele também foi pastor entre pessoas pobres e sofridas. Duas telas dele, " Os comedores de batatas" e "Vagão de Terceira Classe" são do tempo em que ele exerceu as funções de pastor. Clique aqui para ler uma crônica sobre Albert Schweitzwer.


Fui ser pastor porque queria cuidar dos pensamentos e dos sentimentos das pessoas, porque é daí que surgem nossas ações. Se a gente tem pensamentos bons a gente faz coisas boas. Se tem pensamentos maus faz coisas ruins. Morei e estudei nos Estados Unidos. Voltei para o Brasil. Vim morar em Campinas. Fui ser professor numa universidade. Tenho 3 filhos. O mais velho se chama Sérgio e é médico. O segundo se chama Marcos, é biólogo. E a Raquel, minha última filha, que vai ser arquiteta.
Meu maior brinquedo hoje é escrever. Adoro escrever. Especialmente estórias para crianças. Já escrevi mais de trinta. Todas com ilustrações. Meus dois últimos livros para crianças são O gato que gostava de cenouras e A história dos três porquinhos ( A estória que normalmente se conta não é a verdadeira. Eu escrevi a verdadeira...) . Para mim cada livro é um brinquedo.

Se você quiser a lista completa das estórias que escrevi para crianças, vá para a sala "Biblioteca."
Sou também psicanalista, que é um tipo de médico que cuida dos pensamentos e dos sentimentos das pessoas. Quando os pensamentos e os sentimentos não são cuidados eles podem ficar doentes. São várias as doenças que podem atacar os pensamentos e os sentimentos. Aí as pessoas podem ficar mandonas, malvadas, falam sem parar, ou não falam nunca, têm medo de coisas imaginadas, ficam tímidas, não sabem repartir, ficam chatas, etc. A psicanálise existe para ajudar as pessoas a ter sentimentos e pensamentos mansos.
Coisas que me dão alegria: ouvir música, ler, conversar com os amigos, andar nas matas, olhar a natureza, tomar banho de cachoeira, brincar com as minhas netas ( Mariana e Camila, filhas do Sérgio; Ana Carolina e Rafaela, filhas do Marcos), armar quebra-cabeças, empinar pipas, cachorros. Fazer os próprios brinquedos e armar-quebra - cabeças ajuda a desenvolver a inteligência. Cuidado com os brinquedos comprado prontos: eles podem emburrecer! "

Com carinho,

Lykka





Nenhum comentário:

Postar um comentário