quinta-feira, 14 de julho de 2011

APROVADO FÉRIAS COLETIVAS PARA CRECHES

Parabéns ao MEC!
Acredito que agora a educação está começando a tomar um novo rumo. A educação tem sim, que ser vista como EDUCAÇÃO e não como ASSISTENCIALISMO. Os professores devem ser bem remunerados e a família deve ter contato com suas crianças, pois dessa forma não se tornarão "estranhos".
Entendo a situação dos pais que trabalham e precisam dos serviços, mas temos que ver o lado das crianças também. Elas precisam de contato com a família, Devemos lutar por uma educação de qualidade pois só assim, nossos filhos serão melhores. Precisamos entender que o universo infantil necessita de apoio dos pais, compreensão, carinho e principalmente atenção - o que está ficando cada vez mais dificil para os pais que tem que trabalhar fora. Então é necessário repensarmos nas nossas ações enquanto comunidade. Repensarmos no papel da mãe. Precisamos de empregos que nos permitam ficar próximos dos nossos filhos eu diria até mais: precisamos de uma reeducação para pais.
Acredito que os problemas da sociedade seriam bem menores se os pais pudessem estar mais com os seus filhos.
Transcrevo notícia retirada daqui.

O Conselho Nacional de Educação (CNE)aprovou ontem, 07/07, um parecer que orienta creches de todo o País a nãooferecer atendimento durante as férias. O órgão, ligado ao Ministérioda Educação (MEC), refutou a decisão do Tribunal de Justiça de SãoPaulo, que, em março, determinou que a Prefeitura mantivesse creches epré-escolas abertas durante esse período. O parecer segue parahomologação do ministro Fernando Haddad.
A discussão, que reuniu entidadesnacionais, estaduais e municipais, foi suscitada por uma consulta daSecretaria Municipal de Educação de São Paulo ao CNE, após a decisãoda Justiça. De acordo com o parecer, que foi aprovado por unanimidade, ascreches não devem ser vistas como unidades assistencialistas, mas simeducativas.
"A criança tem direito a uma convivênciaintensiva e extensiva com a sua família", afirma Cesar Callegari, membrodo CNE e relator do parecer. "As crianças com necessidade de maioratenção devem ser atendidas, sim, mas pela assistência social e nãopela educação."
Segundo ele, a Secretaria de EducaçãoBásica do MEC emitiu uma nota técnica que apoia o parecer. Após ahomologação, o documento será enviado aos conselhos e secretarias deEducação e órgãos de Justiça de todo o País.
Para a Defensoria Pública do Estado,mesmo com o parecer, a oferta de creche continua sendo um serviço públicoessencial e, portanto, não deve ter recessos. "É uma decisão (do CNE) decaráter administrativo, que não foi elaborada pelo Legislativo",argumenta o defensor Bruno Napolitano, um dos autores da decisão quesuspendeu as férias.
A Secretaria Municipal de Educação deSão Paulo se diz satisfeita com a decisão do órgão. "A aprovação porunanimidade mostra que o CNE vai na mesma direção que São Paulo naconcepção de educação infantil, que deve ter caráter educativo", diz osecretário Alexandre Schneider. "A assistência social deve ser prestada,mas não por intermédio da educação infantil." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

2 comentários:

  1. Nem me fale em férias, pq esse ano foi um horror, tudo desencontrado e férias que quase não acabam mais. Qts bolinhos de caneca, eu adoooorrrrro, mas como nao comprei microondas ainda nem dá pra fazer. Quem sabe qd eu for vistar minha mãe eu nao tente uma das receitinhas daqui. Bjokitas

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita e pelo carinho e parabéns por voltar a estudar. Você será muito feliz nessa sua escolha!
    Bjs,
    Lykka

    ResponderExcluir