sexta-feira, 6 de janeiro de 2012


Feliz Dia de Reis, Queridas e Queridos!
De acordo com o Evangelhos de S. Mateus, os reis magos - nome dado pela igreja, pois acreditavam-se que eles eram magos astrólogos - vieram do oriente para adorar Jesus - A igreja determinou que eram três, mas estudiosos do assunto suspeitam que eram muitos. Nos Evangelhos, pouco se fala deles. 

Segundo a história, foi muito depois das escritas dos Evangelhos, lá pelo século XVI, que deram aos "reis" os nomes de Baltazar, Belchior (ou Melchior) e Gaspar e foi também por esse tempo que lhes atribuiram os presentes dados. Isso, segundo historiadores, para que esses três Reis, representassem as raças (conhecidas naquele tempo) e os presentes teriam uma simbologia a se acrescentar.

*Baltazer, representaria a raça negra, ou africana e presentearia o menino com mirra, que representaria Jesus como Home.

*Belchior, seria representante da raça branca, ou européia e presentearia o menino Jesus com ouro, que representa a sua nobreza.
*Gaspar, por sua vez, representaria a raça amarela, ou asiática e presentearia o menino Jesus com Incenso, que representa a divindade de Jesus.

Mas para a cultura cristã, essa simbologia não conta. O cristianismo vê nesse fato, outra simbologia: Que todos os que possuem mais condições que os outros, reconheça os mais humildes e partilhe seus bens com os humildes.

O fato da estrela levar os Reis magos ao local certo, é devido, segundo historiadores, que esses ditos "reis" eram sábios e estudiosos de astrologia, sabendo que nesse tempo, haveria uma relação astrológica sobre o novo astro e o nascimento de Jesus - o que dividiria a história em duas partes:
antes e depois do nascimento de Cristo.

À todos, FELIZ DIA DE REIS, que haja muita adoraçãoao menino Jesus, ah, e hoje é dia de desmanchar a árvore de natal, vu? não esqueçam.
Beijinhos com cheirinho de Alecrim, Lykka











4 comentários:

  1. Adorei a história Ly.Bjs
    www.artesemcrochedalu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é lindo ! gostei ! se puder dá uma paassadinha no meu artesdigital-web.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.....

    O importante é lembrar que temos que compartilhar das coisas que Deus tem nos dado e nos porporciona dividir.

    bjktas

    Sonia

    ResponderExcluir
  4. Blogueira, Debora e Soninha,
    Obrigada pelo carinho!

    Concordo com você, Soninha. Deus nos dá ótimas oportunidades para compartilhar. Mas infelismente esse mundo materialista fecha-nos os olhos muitas vezes.

    Bjs,
    Lykka

    ResponderExcluir