sexta-feira, 10 de setembro de 2010



"SÃO PAULO - A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo autuou desde o dia 1 de setembro, quando entrou em vigor a nova lei das cadeirinhas, até a última terça-feira, 7, primeira semana de fiscalização, 66 motoristas por infrações relacionadas ao transporte de crianças.

A nova regra determina que todas as crianças devem ser transportadas com um dispositivo específico de proteção, que varia de acordo com a idade: até 1 ano, o bebê conforto; de 1 a 4 anos, a cadeirinha; até 7 anos e meio, o booster; a partir dessa idade, com cinto de segurança, sempre no banco de trás. A multa é de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)".
FONTE: ESTADÃO.COM.BR, em 09/09/2010.


Parei para pensar um pouco na reportagem, e como a tv estava ligada, ao mesmo tempo passava uma propaganda à respeito do Ministério Público: Você sabe o que é e para que serve?(dizia)...

É um órgão para defesa do cidadão....


Aí me veio uma cena (comum, principalmente nos bairros mais afastados) Uma mulher, com duas crianças, saindo às 10h da noite de uma festa de aniversário, no ponto de ônibus, esperando por algum tempo já, o ônibus que demora em horários noturnos. Por ela, passam vários carros conhecidos seus, mas que infelizmente não podiam lhe oferecer para levá-la em casa, pois não possuíam "a famosa cadeirinha".


Então eu pergunto, pra quem possa responder: E aquele "coletivo" que aquela senhora esperou 2 horas pra chegar, correndo risco no ponto de ônibus, TEM a famosa "cadeirinha"????


E os ônibus intermunicipais/interestaduais, têm cadeirinha????


E os táxis??? tem a "cadeirinha"??? ou eles vão passar a recusar os passageiros com crianças? E se fizerem isso, não é discriminação????


Outra pergunta à quem possa responder: E os transportes Escolares? Tem "cadeirinha"? Se hoje esses tipos de transportes vão "atulhados" de crianças, como será se forem obrigados a utilizarem

a "cadeirinha"? Quanto deverão cobrar? levando em conta que aumenta o gasto em razão da aquisição da "cadeirinha" e diminui o espaço do assento? Ou será que os pais é que terão que adquirir a "cadeirinha"? e as crianças de baixa renda, como farão a aquisição? Será que o governo instituirá um "Renda Cadeirinha"?


Não quero com isso, dizer que não é importante o uso da cadeirinha, quero apenas que as pessoas que por aqui passarem, percebam as arestas de uma lei. O que fazer nas outras situações?


Ouvi dizer, também, que as cadeirinhas estavam em falta em muitos municípios. De onde vem essas cadeirinhas? Terão 100% do Controle de Qualidade?


A fiscalização será só para ver quem está usando a cadeirinha? Ou terá uma fiscalização nas fábricas e lojas para saber se estão dentro dos padrões? Porque na correria, muitas cadeirinhas vão surgir... E quem são os donos dessas fábricas? Será que teriam alguma ligação com o governo?


Bem, e pra finalizar, peço licença ao autor pra fazer minhas, suas palavras:


"Se tens um coração de ferro, bom proveito.
O meu, fizeram-no de carne e sangra todo dia"










Nenhum comentário:

Postar um comentário